Pesquisa personalizada

terça-feira, outubro 12, 2010

BOMBEIRO CIVIL E VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL



Existe certa polêmica sobre alguns procedimentos que podem ser feitos pelo Bombeiro Civil, um deles é a verificação de Pressão Arterial, qual sua opinião?
A ANBT/NBR 14.608, descreve primeiros socorros como parte das atividades do Bombeiro Civil, e inclui no currículo de formação a "Análise Primária da Vítima" já a Lei Federal 11901 da jan2009, nem se menciona primeiros socorros, o texto ao pé da letra limita o trabalho do bombeiro Civil a segurança contra incêndio.


Qual sua opinião?


O Bombeiro Civil tem respaldo para verificação de Pressão Arterial, ou esse procedimento é exclusivo de profissionais de saúde?

Alguma entidade assina, defende e é responsável pelo profissional verificar esse sinal vital, inclusive por conseqüências que resultem dessa informação, em especial se não for precisa?
E mais outros procedimentos típicos de pessoal de saúde, o Bombeiro Civil pode fazê-los durante os primeiros socorros?
Aliás, se bem definirmos "Primeiros Socorros" entre "APH ou atendimento em serviço de saúde", essa resposta é clara, na verdade nem existe a questão.

4 comentários:

  1. A missão do Bombeiro Civil consiste em Prevenção Combate à Princípios de Incêndios e Acidentes. Tudo que estiver fora desse currículo é desvio de função...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando da Resolução Municipal nº 31, de 10/01/2013 SEDEC/RJ da SECRETARIA DA DEFESA CIVIL as coisas podem ser elucidadas quanto as ações de aferição arterial.
      Ver:
      A CAPÍTULO X
      DAS ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA DE INCÊNDIO
      Art. 43 - As atribuições da Brigada de Incêndio são definidas na forma a seguir:
      II - Ações de emergência:
      e) primeiros socorros;
      Desta forma no Capítulo XI, que trata dos procedimentos da Brigada de Incêndio, no inciso III encontramos definições que possam restringir as atividades relativas
      Ver:
      CAPÍTULO XI
      DOS PROCEDIMENTOS DA BRIGADA DE INCÊNDIO
      Art. 44 - Os procedimentos desenvolvidos pela Brigada de Incêndio são definidos na forma a seguir:
      I II - Primeiros socorros - Prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas, seguindo protocolos vigentes, porém não substituindo o profissional de saúde especializado, o qual deverá ser acionado;

      Portanto, verificamos que no ANEXO III, Currículos mínimos para a formação de BC, não se aplica nenhum conhecimento referente a aferição pressão arterial.

      Excluir
    2. Vejo o pessoal falar que BC não pode verificar pressão arterial, tá bom de vcs estudar o protocolo de sbv, bombeiro civil não é só para apagar fogo não meu amigo. Se não pode aferir um p.a pq trabalham em eventos socorrendo?

      Excluir
  2. Bombeiro Civil não é brigadista de incendio, portanto o bombeiro civil socorrista tem respaldo para aferir a pressão de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir