Pesquisa personalizada

sábado, outubro 23, 2010

ASPECTO DO ACIDENTE DO TRABALHO


O acidente prejudica a integridade física do trabalhador.
As conseqüências dos acidentes, quando envolvem o trabalhador, são muito mais desastrosas e evidentes, pois, dependendo de seu grau de intensidade, por mínimos que eles sejam, sempre requerem cuidados especiais no tocante a readaptação do homem ao trabalho e, num sentido mais amplo, dependendo do tipo da lesão física, a sua reintegração na própria sociedade.

ASPECTO SOCIAL

Em referência a este aspecto, deve-se cogitar das conseqüências que, advindas dos acidentes do trabalho, se constituem num agravante dos problemas sociais já existentes.
Como o objeto desta análise é o acidente de trabalho e suas conseqüências sociais, deve-se estudar o mesmo visando dois aspectos:
- o acidente do trabalho como efeito;
- o acidente do trabalho como causa.

QUANDO CONSIDERAR O ACIDENTE DE TRABALHO COMO EFEITO?

Quando ele resulta de uma ação imprudente ou de condições inadequadas, isto é, quando resulta da inobservância das normas de Segurança.

QUANDO CONSIDERAR O ACIDENTE DE TRABALHO COMO CAUSA?

Quando se tem em vista as conseqüências dele advindas.

E NO ASPECTO SOCIAL COMO SE ENQUADRA O ACIDENTE DO TRABALHO?

No que diz respeito ao aspecto social, o acidente do trabalho se constitui causa ou uma das causas agravantes dos problemas sociais já existentes, uma vez que suas conseqüências aumentam o índice de pessoas marginalizadas na sociedade.
Por exemplo, vários acidentados portadores de lesões que os tornaram permanentemente incapacitados para qualquer tipo de trabalho e agravaram um problema social.
Esse fato dá origem a outro problema, a redução dos vencimentos, o que obriga a baixar o padrão de vida mantido até então.
Esse acontecimento poderá originar tipos de comportamento desajustado das pessoas da família do acidentado, na ação dirigida para manter o padrão de vida a que estavam acostumados ou, mesmo, na luta pela sobrevivência.
Tais comportamentos, dependendo de sua proporção, passam a ser consideradas com um problema social.
A extensão e proporção das conseqüências não tem dimensões.
Mas, o importante para todos nós aqui reunidos é que devemos inteirar dessa realidade, interessando-se pela aplicação correta das medidas de prevenção do acidente, para não tornarmos vítimas desta realidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário