Pesquisa personalizada

domingo, janeiro 16, 2011

ANEL DE IDENTIFICAÇÃO


É bem comum encontrar extintores de incêndio com anel de identificação externa em dimensões incompatíveis a válvula ou deformados. O anel deve ser confeccionado em material plástico resistente, indeformável, de cor amarela e com dimensões compatíveis com cada um dos modelos de extintores de incêndio, de modo que o mesmo somente possa ser colocado ou removido, com a completa desmontagem do extintor de incêndio, sua reutilização é proibida e deve conter a identificação da empresa de manutenção, através do nome ou o logotipo, em alto e baixo relevo, com a identificação somente do ano que será realizado a manutenção.
É muito comum encontrar extintores de incêndio com anel de identificação externo deformado. Alguns profissionais do ramo estão colocando o anel, principalmente para não realizar a recarga dos extintores de CO², por serem mais caros, em recipiente com água para ferver e aproveitam sua elasticidade para faze-los passar sobre a valvula de descarga do extintor de incêndio. Quando esfriam voltam ao normal, porém ficam deformados. É bom lembrar que o Inmetro determina que o anel não apresente deformações.
O Anel de Identificação de Manutenção para os extintores de incêndio de CO2 que contenham válvula de 3/4 ’’ polegadas , deve obrigatoriamente ter o diâmetro interno de 28mm.

Dúvidas, consultem o subitem 4.2.4.1, letra “s” e anexo “D” do RTQ – Regulamento Técnico da Qualidade, aprovado pela Portaria Inmetro nº 173/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário