Sabe aquelas pequenas coisas, aquelas coisinhas, quase que insignificantes, mas que irritam um bocado? Humm, se não sabe é muito provável que você esteja no grupo que incomoda e não no grupo dos incomodados. Enfim, existe, e isso é fato, uma porção de pequenas coisas, quase que imperceptíveis que as pessoas cometem o tempo todo e que pode até não ser motivo para uma demissão ou para impedir uma promoção, mas podem atrapalhar bastante, prejudicando o seu marketing pessoal. Eu venho observando essas coisas irritantes há muito tempo e agora resolvi reuni-las para, quem sabe, ajudar pessoas distraídas a não cometê-las mais. 1) Cumprimentar alguém com a mão molhada. Quando você for ao banheiro, enxugue bem as mãos, senão você corre o risco de sair do banheiro e cumprimentar, com as mãos molhadas, o diretor que está passando. Por mais que a pessoa saiba que aquilo é água, a impressão é muito ruim, não é agradável; 2) Mastigar fazendo barulho. Trabalhei com um sujeito que comia bolacha de água e sal e ficava fazendo uns barulhos com a boca, não era o som normal da mastigação, era como se ele fizesse uma pasta com a bolacha mastigada e ficasse colando e descolando aquela pasta do céu da boca... Tenha dó; 3) Espirrar sem colocar as mãos na frente. Essa é básica, vem desde quando você era criança, seus pais sempre falaram para colocar a mão na frente, mas tem quem adore espalhar bactérias pelo escritório inteiro; 4) Entrar sem bater. Sabe aquela placa que está na porta dizendo “entre sem bater”? Então, aquilo quer dizer na verdade, que você pode entrar, que não precisa ficar parado esperando alguém vir abrir a porta para você. Mas também não impede que você dê duas batidinhas leves e abra a porta logo em seguida. Isso serve para alertar quem está dentro da sala que você está entrando. Esse curto espaço de tempo entre as batidinhas e a abertura da porta é suficiente para o seu gerente tirar o dedo do nariz ou o pé da mesa. Então, não chegue na sala de alguém e vá entrando como um furacão, mesmo que a placa diga para você não bater; 5) Entrar na sala de alguém enquanto a pessoa fala ao telefone. O sujeito chega e vê que você está ao telefone, mas não se incomoda. Entra na sua sala e senta na sua frente esperando você desligar. Ou então fica parado na porta, ou mesmo do lado de fora de modo que você consiga vê-lo pelo vidro da sala. Se você chegar na sala de alguém e a pessoa estiver ao telefone volte depois, dê um sinal do tipo “me liga depois”. A não ser que a pessoa lhe dê um sinal para esperar ou para entrar, aí tudo bem. 6) Rir de algum colega que passa por uma situação constrangedora. O cúmulo dessa situação é quando, num refeitório lotado alguém derruba um prato. É uma coisa muito comum que todo mundo já fez um dia, mas tem sempre meia dúzia de engraçadinhos que imediatamente gritam, uivam, caem na gargalhada, assobiam etc etc... Esse é o tipo de pessoa que não deveria estar na lista de funcionário de empresas sérias. 7) Não ser cavalheiro. Tudo bem que hoje em dia as mulheres são muito mais independentes, mas certas coisas nunca caem de moda, uma delas é o cavalheirismo, a boa educação. Coisas simples como dar passagem num corredor, segurar a porta para que a mulher passe, ajudá-la a subir aquelas escadas sem fim com aquele monte de papel, etc. 8) Falar alto demais. O cara trabalha num escritório aberto, onde há várias pessoas, e ele acha que todos precisam ouvir o que ele está falando ao telefone. Às vezes o exagero é tanto que os demais não conseguem fazer suas próprias ligações; 9) Cheirar mal. Uma coisa muito delicada, mas que é terrível tanto para quem está nessa situação como para quem precisa conviver com uma pessoa assim. Muitas pessoas têm a particularidade de suar muito e com odor forte, nesse caso não há nada que possa ser feito a não ser “banho e desodorante”. Certamente 95% do problema é solucionado com essas duas coisas; 10) Mau hálito. Tão delicado quando o anterior. Cada um precisa estar atento quando a isso, precisa ter boa saúde bucal, boa higiene e não vacilar, pois dificilmente alguém terá coragem de chegar em você e dizer: “Amigo você está com um hálito terrível”. Então, faça a sua parte e policie-se muito para não incorrer nesse e em outros erros simples, mas que ajudam a denegrir a sua imagem. Vale lembrar que tudo isso está longe de ser regra, longe de ser matéria de teses de doutorado, tão pouco devem ser impressos e seguidos como uma bíblia. São apenas dicas inerentes somente de minha constante observação e reflexão. No entanto, essas dicas, aliadas a uma boa dose de bom senso na interpretação e adaptação, certamente podem ser de grande valor. Forte abraço.
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